Sobre mim » Aline OliveiraAline Oliveira Sobre mim » Aline Oliveira

Sobre mim


Sabe aqueles dias em que você acorda e fica com a sensação de que algo precisa mudar? Se você já sentiu isso, com certeza entende o que um dia eu senti.

Foto: Luan Ferreira

Estava cursando administração e lá pro quinto semestre, quase finalizando o curso, resolvi jogar tudo pro alto. Eu precisava fazer algo que me desse prazer, algo com o que não me importaria ficar horas e horas em busca de aprimoramento e aprendizado. Foi aí que conheci o mundo dos vinhos.

Lembro, como se fosse agora, quando levava à boca uma taça de vinho – cuja uva era Cabernet Sauvignon. Era um vinho encorpado, adstringente. Confesso: meu primeiro contato não foi dos melhores. Não achei que àquele vinho era bom, mas resolvi aceitar o desafio.

A cada nova uva experimentada, cada país desbravado, eu me encantava ainda mais por esse complexo mundo dos vinhos. Descobrir as histórias de cada rótulo e de suas vinícolas, fez-me descobrir processos e a paixão que todos que participam da elaboração de cada garrafa têm. Beber vinho se tornou, para mim, uma viagem de descobertas e aventuras.

Descobri, por exemplo, que amo a uva Malbec. Gosto de dizer que ela é “redonda”, isso para explicar que todos os vinhos que experimentei com ela estavam na medida certa do meu gosto. Descobri uma paixão incondicional por vinhos Rosés. A juventude de cada garrafa me encanta. Os rosés têm o frescor necessário para o verão e o sabor frutado no inverno.

Degustação, iniciação ao mundo do vinho com Aline Oliveira. Foto: Luan Ferreira

A cada novo cliente, sempre me coloco na posição de desafiante dos meus saberes para encontrar o vinho que possa melhor harmonizar com o momento que ele quer viver. Assim, também aprendi que vinho é bom para todos os momentos e a preferência de cada cliente é, indiscutivelmente, a melhor; e a melhor harmonização é sempre aquela que mais combina com o seu paladar.

Sou baiana e, como uma boa baiana, também adoro acarajé — além de ser especialista em vinhos e eterna enófila. Adoro compartilhar meus conhecimentos e aprender mais sobre esse fascinante mundo todos os dias. Sou colunista no Jornal do Sudoeste e compartilho minhas experiências e conhecimento também nas redes sociais.

A partir do meu amor por vinhos, despertou também a paixão por cafés e hoje além de Sommeliére, também sou Barista formada pela Cafeteria Rigno em Vitória da Conquista.

Eu posso organizar a adega da sua casa, supermercado ou restaurante; fazer sua carta de vinhos e, inclusive ajudar os seus clientes a escolherem o vinho certo para os pratos servidos por você. Seja para um curso, um treinamento, degustação ou simplesmente para conversar sobre esse encantador mundo dos vinhos e, lógico, compartilhar uma taça, é só chamar!