Grolleau » Aline OliveiraAline Oliveira Grolleau » Aline Oliveira
CATÁLOGO DE UVAS

Grolleau


A Grolleau é utilizada amplamente na elaboração de bons vinhos franceses, sobretudo na prestigiosa região do Vale do Loire, sob tradicionais e importantes denominações. Contudo, a uva Grolleau possui duas variantes, isto é, a uva tinta Grolleau Noir e a casta Grolleau Gris.

Utilizada na produção de excelentes vinhos rosés sob a denominação Rosé d’Anjou AOC, a Grolleau Noir apresenta coloração profunda e densa, mas não possui boa concentração e caráter, responsável por a tornar uma casta imprópria na elaboração de vinhos tintos.

Atrás da tradicional uva Cabernet Franc e Gamay, a Grolleau Noir é uma das variedades mais cultivadas no Loire, embora seu cultivo tenha entrado em declínio com o decorrer dos últimos 50 anos. No entanto, as vinhas da Grolleau Noir apresentam elevado rendimento, tornando-a uma variedade popular entre os produtores e enólogos.

Apesar da profunda coloração, a uva Grolleau Noir possui pele fina e, por consequência, poucos taninos. Porém, se os rendimentos forem controlados e mantidos baixos, a variedade dá origem a vinhos com coloração vermelho vibrante e sabores herbáceos.

Enquanto os vinhos tintos elaborados com a Grolleu Noir são rotulados sob as denominações IGP ou Vin de France, os vinhos rosés são rotulados sob AOCs. A denominação mais tradicional é a Rosé d’Anjou AOC, permitindo que os vinhos sejam elaborados também com as uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Gamay e Cabernet Franc.

Já a uva Grolleau Gris é uma mutação de pele rosa, utilizada na elaboração de bons vinhos de corte sob a denominação Val de Loire IGP. É incomum encontrar varietais Grolleau Gris, no entanto, a variedade apresenta elevado potencial para a elaboração de excelentes vinhos, desde exemplares brancos, rosados ou espumantes, com boa mineralidade e frescor.

A área de cultivo da Grolleau Gris é relativamente baixa e limitada, concentrada apenas no Vale do Loire. Fora da França, apenas uma ínfima parcela da variedade é cultivada, o que a torna uma uva, majoritariamente, francesa.


VER CATÁLOGO DE UVAS