4 Queijos ou Marguerita? » Aline OliveiraAline Oliveira 4 Queijos ou Marguerita? » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

4 Queijos ou Marguerita?


Desde que tenha vinho, tanto faz!

pizza pepperoni

O dia da Pizza é comemorado todo dia 10 de Julho aqui no Brasil, desde 1985. A data foi criada pelo secretário de turismo da época, Caio Luís de Carvalho. Naquele ano, aconteceu um concurso estadual em São Paulo para eleger as 10 melhores receitas de pizzas de Mussarela e Margherita. Só que o evento fez tanto sucesso, que o secretário escolheu a data do encerramento, 10 de julho, como dia oficial para a comemoração anual do prato.

A questão é que a pizza não tem origem italiana, embora ela tenha sido melhorada e hoje é um dos pratos mais servidos em toda Itália. A pizza foi “criada” pelos egípcios. Os mesmos povos que melhoraram e ensinaram os italianos como deveria ser feito o cultivo do vinho. Os egípcios, inclusive, tinham técnicas mais eficazes de produção de vinho, além de sempre se preocuparem com o registro do que era produzido, escrevendo nas ânforas informações básicas de quem era o enólogo, as uvas e a safra.

A pizza é um paixão mundial, tanto que, existem sabores que levam nomes de países como canadense, espanhola e portuguesa. E para que ninguém fique de fora, tem também as versões adaptadas vegetarianas, veganas e até “saudáveis” com massas integrais.

O fato é que todo mundo adora e, como na tradição italiana, vinho vai muito bem para acompanhar. Como o inverno e a data estão na mesma época, é só mais um motivo pra gente degustar essa harmonização deliciosa.

Vamos lá!?

Peperoni

Um clássico que está presente na maioria dos cardápios. E, já que estamos falando em harmonização, é importante lembrar que o sabor apimentado é um ponto importante a considerar. Esse sabor apimentado, diminui um bocado as opções de vinho. A sugestão aqui é um tinto com tanino e teor alcoólico baixos.

Champion

Esse tipo de pizza tem sabor terroso, uma combinação ideal é com a acidez e elegância da Pinot Noir, que combina muito bem, tornando a refeição super leve.

Portuguesa

Ovos e azeitonas são dois ingredientes com textura um tanto difíceis de combinar. Nesse caso, eu sugiro um vinho que seja gastronômico, ou seja, mais fácil de combinar e de encontrar, como um Merlot Jovem.

Rúcula com tomate seco

Sabor adocicado, fresco e untuoso ao mesmo tempo. Aqui um espumante Brut vai super bem, e olha… Se for fazer um rodízio em sua casa, finalize em grande estilo com essa combinação.

Harmonização pra quem adora sobremesa: pizza de queijo com goiabada

Espumante rosé com teor alcoólico baixinho, método Charmat e muito frescor pra limpar as papilas gustativas do sabor adocicado da goiabada e não finalizar essa sequência de maneira que fique enjoada.

Agora é só escolher o sabor da pizza, resfriar o vinho na temperatura correta e comemorar esse dia que se a gente pudesse, seria oficial todos os dias.


Aqui em baixo, tem uma receita da massa da Pizza Hut que fica sensacional com qualquer recheio:

Ingrediente da massa

250ml de Água Morna
1 Colher (sopa) de Azeite
1 Colher (sopa) de Açúcar
1 Colher (chá) de Fermento Biológico Seco
2 Xícaras (chá) de Farinha de Trigo
1 Colher (chá) de Sal

Modo de preparo

Em uma tigela coloque a água morna, azeite, açúcar, fermento biológico seco e misture bem. Cubra com um pano e deixe crescer por 20 minutos.

Junte a farinha de trigo, sal e misture muito bem, assim que ficar uma massa difícil de trabalhar, coloque na bancada e comece a sovar por pelo menos 20 minutos ou até a massa ficar bem lisa e elástica. Se sua massa ficou muito mole pode por mais farinha de trigo, se sentir que ta muito seca pode por mais água! É importante sentir a massa e ver o que ela pede.

Coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e leve para um lugar abafado para crescer por no mínimo 40 minutos. (dica: forno com a luz acessa é ótimo)

Polvilhe fubá em uma forma de pizza de 33cm e abra a massa com as mãos deixando mais fina no centro e com bordas mais grossas.

Coloque o molho (já frio), cubra com queijo mussarela, pepperoni e cubra com um pano e deixe crescer por 20 minutos.

Enquanto isso pré-aqueça o forno por cerca de 20 minutos em temperatura bem alta, aqui usei 250°c, quando for colocar a pizza no forno, abaixe o forno para 230°C e deixe a pizza assando até que a massa fique dourada e o queijo também!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *