Dia dos namorados: dicas para fazer bonito no restaurante » Aline OliveiraAline Oliveira Dia dos namorados: dicas para fazer bonito no restaurante » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

Dia dos namorados: dicas para fazer bonito no restaurante


Dia dos namorados chegando e os restaurantes se preparando para receber os casais apaixonados, oferecendo os combos imperdíveis de jantar com garrafas de vinho.

Uma proposta romântica e os cardápios são tentadores, não é? Mas será que os estabelecimentos estão preparados para o serviço do vinho?

Imaginando que muitos vão precisar de consultoria, vou ajudar você cliente com algumas dicas para não passar perrengue nos restaurantes.

  1. Se o restaurante estiver oferecendo uma taça de vinho, se certifique que o vinho está armazenado em bag (caixas com vinho). Caso não esteja, a garrafa do vinho deve ter sido aberta naquele dia e o oxigênio devidamente retirado. A tampa do Vacu-vin deve ser retirada na sua frente.
  2. O garçom deve servir primeiro quem pediu o vinho e aguardar a aprovação do cliente para continuar o serviço para seu (a) parceiro (a).
  3. O vinho está avinagrado? Garçom, não discuta com o cliente e faça a troca do vinho imediatamente. A importadora deverá ressarcir o restaurante nesses casos.
  4. Não bebeu a garrafa toda? Você pagou por ela, ela é sua e você pode levar para casa. E não é falta de educação.
  5. Se o vinho precisar ser decantado, esse serviço deverá ser feito na frente do cliente.
  6. Não cheire a rolha, avalie visualmente: se estiver ressecada o vinho pode estar com problema. Faça a análise olfativa e gustativa na taça de vinho. É lá que o problema vai estar, se houver.
  7. Vinho tinto não deve ser servido gelado e nem colocado em balde de gelo. Vinho tinto é resfriado, vinho branco gelado e espumante sempre dentro do balde de gelo e fechado com tampa para não escapar o gás carbônico.
  8. Nada de encher a taça! Dois dedos da bebida na taça é melhor que vinho quente e oxigenando na taça desnecessariamente.
  9. O rótulo do vinho deve está voltado para a mesa e não para as outras mesas ao redor. Questão de etiqueta.
  10. Não levante sua taça na hora do serviço, o garçom fará o serviço na mesa. E, claro que por uma falta de espaço e melhor serviço, a exceção acontece: o garçom pode retirar a taça da mesa para fazer o serviço.
  11. #DicaCoringaPresente: quer impressionar? Caso for escolher um vinho da carta, primeiro escolha o prato, depois o vinho e para harmonizar: vinho e comida da mesma região/país juntos; molho branco e carnes brancas com vinho branco; molho vermelho e carnes vermelhas com vinho tinto, comidas untuosas com espumante Brut; e doces com Moscatel. E Para cada taça de vinho, uma de água. Aproveite o jantar com romantismo e a elegância que a noite pede.

Vinho é união, festa e romance. E desde sempre é a bebida clássica para momentos de celebração. Escolha o rótulo certo para o seu gosto, é ele quem vai garantir que você tenha uma boa experiência com a garrafa escolhida.

Santé!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *