O que são as Vitis viníferas? » Aline OliveiraAline Oliveira O que são as Vitis viníferas? » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

O que são as Vitis viníferas?


A videira pertence ao gênero Vitis, que possui mais de quarenta espécies

Quando o assunto é vinho, o que mais se ouve falar são sobre as famosas castas, cepas, bagas… Mas, quem são elas afinal? Vamos lá!

Os vinhos são elaborados a partir de uvas, que na maioria dos casos, são as vitis viníferas — que é a espécie apropriada para elaboração de vinhos finos. As uvas americanas, comumente encontrada em feiras e supermercados, também elaboram vinhos, estes são classificados como vinhos de mesa suave.

Para entender a diferença entre vinho de mesa e vinho fino é necessário saber um pouco sobre a planta produtora da uva. A videira pertence ao gênero Vitis, que possui mais de quarenta espécies, entre as quais a Vitis vinifera. Existem ainda outras espécies, como a Vitis labrusca e Vitis bourquina que são as mais conhecidas, e tantas outras…

Estas, chamadas de uvas de mesa (também conhecidas como uvas americanas), são mais adequadas para o consumo direto e para produção de sucos e uvas passas, mas também são capazes de produzir vinho, embora de qualidade inferior em relação aos produzidos com uvas Vitis vinifera (também chamadas de uvas finas). Visualmente falando, a espécie Vitis vinifera é menor e tem casca mais grossa.

Dentro da espécie vitis vinífera, existem mais dez mil diferentes cepas e cerca de 200 delas dominam o mercado e são uvas principais em vinhos famosos. Assim como a rainha das uvas, a Cabernet Sauvignon, também temos a Cabernet Franc, Pinot Noir, Carmenere, Sauvignon blanc, Chardonnay, Primitivo e a Pinotage como exemplo de uvas famosas.

A única maneira de degustar a espécie de uva Vitís Vinífera, é tomando vinhos finos, pois esta espécie não é comercializada devido à abundância de taninos, que a torna bastante seca, amarga e desagradável quando degustada in natura.

Existem castas desta espécie que foram descobertas, algumas criadas, clonadas e outras que ainda serão encontradas. E no meio das tantas que existem, vale experimentar cada uma delas nos mais diversos vinhos, sejam eles varietais (elaborados com apenas uma casta) ou cortes (com mais de 2 castas). Aproveitar cada garrafa de vinho é fazer deste um momento especial.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *