O Natal é aquela época do ano que cai neve, mesmo onde o clima seja tropical, e é quando as pessoas se abraçam. A época perfeita para presentar não só com presentes, mas com pedidos de desculpas e declarações dos mais variados tipos de amor. E como toda celebração pede vinho, no Natal não seria diferente.
A Harmonização mais fácil que você já viu
Procurando pela internet, é possível ter acesso a muitas combinações possíveis de comida e vinho para a ceia de natal. Mas eu vou facilitar pra você, e propor uma ordem simples e certeira de vinhos para serem servidos durante a ceia.
Comece com espumante: como todo e qualquer jantar, é sempre indicado servir uma taça de espumante Brut. O objetivo é “limpar” as papilas gustativas do seu convidado e preparar o paladar dele para o jantar que será servido.
Temperatura de serviço: 4C°. Manter a bebida em balde de gelo. Servir em taça flute ou gota.
Hora do jantar! Sirva um vinho branco barricado: as características de um vinho que passou por barrica de Carvalho são os tons de frutas maduras, especiarias e madeira. Essas características “redondas”, harmonizam com as saladas, o arroz, as tâmaras e o prato principal que é o perú. E se o convidado preferir um vinho tinto, abra um Pinot Noir.
Temperatura de serviço: 8C°. Manter a bebida em refrigeração e não freezer. Servir em taças Bourdeaux .
Hora da sobremesa: Vai um Porto aí? Esse momento é pra você abrir aquele vinho Fortificado e servir junto com os pavês, rocamboles, macarrons e as sobremesas com base de chocolate.
Temperatura de serviço: Levemente resfriado em 18C° ou temperatura ambiente. Vai depender do clima da sua cidade. Servir em taças de vinho rosé, nunca em taça de licor. Vinhos fortificados precisam respirar na taça.
Dica: Se tiver alguma sobremesa com calda, substitua a calda por uma colher de sopa de vinho do porto. O mesmo que será servido junto com o prato.
O vinho branco que será aberto na hora do jantar, pode ser o mesmo usado para regar as carnes no preparo.
A gente sempre arruma a casa e o coração para receber a família e os amigos na Ceia de Natal, não se esqueça de arrumar também sua adega e promover bons brindes.
Santé e Boas festas