Vinhos que pedem gelo » Aline OliveiraAline Oliveira Vinhos que pedem gelo » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

Vinhos que pedem gelo


Vamos começar lembrando algo que você já sabe, mas ignora: gelo no vinho vai deixar seu vinho aguado e de nada adianta comprar um bom vinho e colocar gelo pra diluir.

Combinado?

Sigamos!

Se você vai pra praia e piscina, pense como se fosse a cerveja que você não beberá quente e coloque o seu vinho pra gelar e manter gelado num cooler. E, claro que existem opções de vinho para serem consumidas com gelo e é sobre elas que vamos falar agora.

Essa moda começou em Champagne, quando as Maison começaram a notar que vinhos espumantes mais frutados e com residual de açúcar maior, poderiam ser bebidos com gelo, para diluir esse dulçor e deixar a bebida mais “interessante” para ser aproveitada em ocasiões mais triviais.

A Chadon foi umas das maiores vinícolas a aderirem, e logo o mundo estava produzindo vinhos nesses estilos: vinhos mais adocicados indo do semi-seco e suaves para adicionar gelo e até frutas congeladas.

Outras opções de vinhos para ser provados com gelo, são os drinks feitos a partir de vinhos mais simples e que são adicionados frutas. O branco faz Clericot e o tinto Sangria. Espumantes com Gin, gelo e especiarias também são opções frescas e descontruídas, especialmente para o verão.

E antes de Champagne-França, começar com essa tendência, vale lembrar que os destilados vieram primeiro com essa moda, ao lançarem Vodkas Ices em que se pode adicionar gelo, lembrando que destilados também não foram duramente elaborados e envelhecidos para serem misturados com gelo e água de coco.

A dica de ouro da Somm é: não deixe de beber vinho se você não tem taças adequadas ou se o vinho está quente. Mas paciência é importante pra você não estragar seu vinho adicionando gelo.

Pegue um balde de gelo e coloque álcool, muito gelo e sal grosso e envolva a garrafa com papel toalha. 10,15 minutinhos e pronto. Faça seu brinde e aproveite seu vinho do jeito que deve ser.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *