Os estilos brancos e rosés são mais fáceis de beber e sempre surpreendem pelo paladar
Em muitos países, especialmente na Europa, o vinho está relacionado ao inverno por causa de sua capacidade de aquecer o corpo quando a temperatura do clima cai. O que pouca gente associa é a possibilidade de vinho quando as temperaturas começam a subir, e isso está muito ligado à pouca predileção pelos vinhos brancos — e principalmente os rosés.
A estação florida é ideal para escolhermos as opções mais leves dos cardápios, e harmonizar com os vinhos mais frescos e aromáticos.
Os estilos brancos e rosés são mais fáceis de beber e sempre surpreendem o paladar. Uma companhia elegante, festiva e alegre para todos os momentos do dia, desde um trivial almoço até um happy hour com os amigos.
Os rosés tem a cor e o frescor que lembram as regiões de Provence, no Sul da França. Lugar onde é o berço do rosé. Os brancos tem a leveza e a maresia das praias brasileiras, e sempre pedem petiscos e boas risadas.
Cada vinho é único e tem características que podem variar na harmonização de uma simples salada com legumes frescos até um filé mignon acompanhado de aspargos assados. Mas vamos imaginar rosés leves e com aromas de frutas maduras e flores para acompanhar um bom prato de Salada de polvo com camarão ou até mesmo uma tábua de frios de Mortadela italiana com pistache, queijos Gruyére, Maasdam e Emmental.
Os vinhos brancos têm em especial (diferente dos outros estilos) características como acidez e mineralidade. Para entender melhor o que isso representa é só relembrar do que falamos sobre eles no início do texto: que os brancos tem a leveza e a maresia das praias brasileiras. Então, isso pede comida e comida do litoral.
A harmonização com os brancos que têm essas características são iscas de peixes fritos e aquele queijo coalho assado com mel — que é típico nas nossas praias. Se preferir tábua de queijos: Pecorino, Roquefort, Grana Padano e Cheddar são uma ótima pedida.
É na Primavera que são lançados no mercado os vinhos que ficaram quietinhos nas caves subterrâneas: Os brancos e rosés! Aqui vai uma lista dos vinhos que já estão no mercado, prontos para irem direto pra sua taça: