Harmonização clássica: Molho vermelho com vinho tinto » Aline OliveiraAline Oliveira Harmonização clássica: Molho vermelho com vinho tinto » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

Harmonização clássica: Molho vermelho com vinho tinto


Seja numa sexta a noite, feriado ou um dia de preguiça, uma massa artesanal e um vinho são opções certeiras e deliciosas. É quando a praticidade e a qualidade de uma boa refeição se unem. Mas será que molho vermelho e vinho tinto sempre combinam?

O prato é o Capeletti de frango ao molho sugo, e o vinho é o Aldeia das Serras, da região do Dão em Portugal e com a leveza característica dos vinhos de lá.

O elemento principal do prato é o molho vermelho com uma acidez bem marcante. O vinho tem acidez e tâninos baixos pouco persistentes; aromas de frutas vermelhas maduras e graduação alcoólica baixa. E como o vinho não tem estrutura suficiente para harmonizar com prato, esse não foi um casamento feliz, pois precisaríamos de um vinho mais estruturado para que a acidez do prato não sobressaísse.

Harmonização que pode dar certo

Podemos continuar por Portugal e mudar a região, viajando do Dão para o Alentejo e abrindo uma garrafa de um Touriga Nacional.

Se o molho for branco, sendo o Gorgonzola um de seus elementos, é bom prestar atenção e combinar com um vinho alcoólico.

E, se for optar pelo preparo do tradicional Capeletti ao brodo e não quiser errar, faça a harmonização clássica do vinho e a comida do mesmo país. Neste caso, o Bonarda da Região de Piemonte é o par perfeito para a iguaria italiana.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *