Primitivo Di Manduria: uma paixão da Puglia, na Itália » Aline OliveiraAline Oliveira Primitivo Di Manduria: uma paixão da Puglia, na Itália » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

Primitivo Di Manduria: uma paixão da Puglia, na Itália


Olhando o mapa, bem lá no salto da bota, está localizada a região da Puglia – uma das 20 regiões vinícolas da Itália – e onde é produzida a emblemática uva Primitivo.

A Puglia é uma das 20 regiões vinícolas da Itália

Dentro da região está a cidade Manduria, de onde vem o vinho Primitivo Di Manduria, que é uma D.O. (Denominação de Origem). Nesta mesma região existem outros exemplares de vinhos elaborados com a uva Primitivo, que não são de Manduria, mas são tão fabulosos, potentes e únicos quanto os produzidos na famosa região Pugliese.

A uva Primitivo italiana e a Zinfandel californiana tem a mesma origem, são a mesma uva produzida inicialmente na Croácia, onde recebe o nome de Crljenak Kastelanski. É, inclusive, comum encontrar vinhos que tenham na descrição do rótulo o corte das duas uvas, pois apesar de serem a mesma tem características diferentes por causa dos Terroirs que se originam.

Séculos depois de sua produção na Croácia, a Primitivo se adaptou na Califórnia com características frutadas e na Itália com o tabaco, chocolate e especiarias mais predominantes; com coloração vermelho-purpura seguindo para o âmbar quando em processo de oxidação.

A Primitivo foi implantada na Itália pelos beneditinos, e recebeu esse nome pelo amadurecimento precoce das suas vinhas.

Manduria, região da Puglia, na Itália. Foto: Vacanzattiva Journal

Não bastasse tudo isso, o que pode surpreender a muitos é que, além do tradicional e potente vinho tinto, a denominação Primitivo di Manduria também pode se referir a três diferentes vinhos de sobremesa: Dolce Naturale (fortificado doce), Liquoroso Dolce Naturale (fortificado licoroso) e Liquoroso Secco (licoroso seco).

Como as legislações italianas são severas, assim como em todo país do velho mundo, essas três versões menos conhecidas, devem, obrigatoriamente, envelhecer por pelo menos dois anos antes de serem comercializadas.

O Primitivo di Manduria é um dos vinhos italianos mais apreciados pelos brasileiros e, geralmente tem preço maior do que outros Primitivos que não trazem “di Manduria” no rótulo, mas são igualmente da região da Puglia.

Se você ainda não provou ou tem dúvidas de como harmonizar uma garrafa de Primitivo, sirva com carne assada, queijos amarelos ou um risoto com carré de cordeiro.


Uma resposta para “Primitivo Di Manduria: uma paixão da Puglia, na Itália”

  1. Alexandre tostes disse:

    Excelente explanação sobre o assunto. Adoro a uva primitivo, mas às vezes estão fora do meu alcance diário para apreciação. Apenas ocasionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *