10 dicas para se comprar um vinho » Aline OliveiraAline Oliveira 10 dicas para se comprar um vinho » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

10 dicas para se comprar um vinho


Você tem uma reunião de amigos mas não sabe qual vinho servir, ou então está indo visitar alguém, mas está em dúvida sobre o vinho que vai levar. Ou você só quer relaxar com uma taça de vinho. Mas qual comprar?

Sempre bate dúvida que qual vinho comprar. Hoje a gente acaba com ela. Foto: Freepik

Se você já passou por alguma dessas situações, ou outras tantas variáveis delas, hoje eu trago dez dicas básicas pra você acertar na hora de comprar um vinho. Algumas dessas dicas, com certeza, será um desafio, mas garanto que vale a pena a aventura.

Então, vamos logo às dicas!

1. Aventure-se em um país que ainda não tenha degustado!

Todos nos sabemos que quando o assunto é àquilo que nos agrada preferimos não arriscar muito, sair fora do tradicional. Há vinhos maravilhosos em todas as partes do mundo precisando que você os deguste. Uma dica legal dentro dessa dica é você criar um roteiro de viagens. Liste os países que gostaria de visitar e a cada compra de vinho desembarque em um sabor diferente.

2. Pesquise sobre o produtor do rótulo;

Todo vinho tem uma história e essa história você conhece através do produtor. Dos métodos de produção à tradições, conhecer o produtor do vinho que está tomando torna a experiência do vinho ainda mais especial. Como sempre digo: cada garrafa tem a história que trás e a que você cria.

3. Fique atento a safra. Vinhos jovens com mais de 2 e 3 anos, já estão passando da hora de serem consumidos;

Essa dica serve para desmistificar que quanto mais velho o vinho melhor. Nem todo o vinho segue essa regra (vamos falar disso em outro texto). Os vinhos jovens foram feitos para serem bebidos logo, devem ser experimentados com todo vigor que trazem. Não é bom negócio deixar uma garrafa de vinho jovem envelhecer na adega. Mais uma dica dentro da dica: chame os amigos e abra logo essa garrafa!

4. Seja curioso com os vinhos das últimas prateleiras. Existem rótulos interessantes “escondidos” lá;

A grande regra dos supermercados também serve para os vinhos: “sempre deixe aquilo que se quer vender na altura dos olhos dos clientes”. E é por adegas e supermercados utilizarem essa regrinha que lhe convido a ser desbravador das últimas prateleiras, dos rótulos que estão ao fundo, dos vinhos escondidos. Garanto que você pode se surpreender – tanto nos preços quanto nos sabores.

5. Procure lojas pequenas com enfoque no amor pelo vinho e não em interessados em vendas de vinhos caros.

Nem sempre o preço do vinho determina sua qualidade. Você pode pagar R$10 mil por um vinho que vai achar ruim, enquanto um de R$ 30 reais pode lhe surpreender ainda mais. Pequenas adegas tanto podem trazer vinhos caros quanto os em conta, mas estará ali incutido o amor pelo vinho, não o seu preço.

6. Caso for em um supermercado, procure aquele colaborador com uma flanela na mão cuidando da aparência dos rótulos e com uma caneta atrás da orelha. Ele está lá para cuidar dos vinhos e do seu armazenamento.

Alguém para compartilhar as experiências já vividas com os vinhos pode lhe ajudar na escolha dos seus vinhos. Nunca despreze as experiências dos outros, mas saiba que um rótulo pode provocar muitas sensações: tudo depende de quem está com a taça na mão. Mas é lógico, um conselho sempre faz bem!

7. Coloque o vinho na temperatura ideal a depender do estilo;

Cada vinho tem uma temperatura ideal de serviço e muitas variáveis contam nessa hora. Você encontra facilmente pela internet uma tabela sobre a temperatura dos vinhos. Basicamente se atente ao estilo do vinho (tinto, branco, rosé, espumante) e você terá uma temperatura média pra saborear seu vinho

8. Dê uma olhada em nossos textos, neles você encontra dicas de harmonizações para  fazer sozinho em casa;

Em regras gerais de harmonização, a possibilidade de ter menos riscos é harmonizar os pratos típicos e os vinhos do mesmo país e da mesma região. Mas pra continuar sem erros de harmonização, tanto nos textos novos como nos antigos do nosso site você encontra dicas de harmonização que podem salvar a sua recepção!

9. Fique atento em nosso site todas as terças e sextas com textos novos sobre o mundo dos vinhos;

Terças e Sextas agora são seus dias do coração, marque na agenda: sempre uma conversa nova entre eu e você aqui pelo site e nas redes sociais!

10. Mande sua mensagem: estou aqui disposta a lhe ajudar!

Surgiu uma dúvida? Não se acanhe, é só me mandar um e-mail pra que a gente possa trocar ideias sobre vinhos e acabar com todas as suas dúvidas.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *