A melhor harmonização de São João » Aline OliveiraAline Oliveira A melhor harmonização de São João » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

A melhor harmonização de São João


O São João é a festa que encanta a gente desde que junho começa. A colheita do milho é festejada, e todo mundo comemora com mesa farta a época do ano mais colorida.

Além dos pratos típicos, as bebidas também representam este período do ano que chega juntinho com o inverno. E, por isso, alto teor alcoólico aqui é bem-vindo pra aquecer.

O licor é uma das bebidas mais tradicionais da festa junina. E ao longo do tempo a gente tem inovado. Dos mais tradicionais, como os de passas e jenipapo, temos também os cremosos como o de maracujá, chocolate, café, entre outros.

O quentão e o quentão de vinho (tradicional no Pará), não ficam atrás na preferência das bebidas tradicionais das festas juninas. Uma mistura de chá de gengibre com cachaça e uma porção de outras especiarias, faz com que essa bebida, servida quente, seja indispensável nas festas de fogueira.

Aline, e os vinhos? Então, acho que vinho também não pode faltar na festa mais tradicional do nordeste brasileiro.

Só de pensar e ver tantas delícias, fica impossível comer um prato só. De Norte a Sul do Brasil a data é comemorada com texturas, sabores e intensidades de pratos que seria um desafio enorme harmonizar com vinho cada uma delas.

Na região Norte, temos a maniçoba, tacacá, tapioca, vatapá, bolo de mandioca. No Nordeste, o baião de dois, munguzá, pé de moleque, cuscuz, caruru. Do Centro Oeste, temos pamonha, broa de fubá, arroz doce, empadão goiano (com linguiça e frango). No Sudeste, o cuscuz paulista, caldinho de feijão, pão de queijo. E no Sul, o pinhão, salsichão alemão, arroz carreteiro e o tradicional churrasco.

Se a gente fosse harmonizar cada uma dessas delícias, você talvez teria que ter um vinho diferente pra cada prato. Aí fica difícil, não á?

A minha dica de harmonização é a mais simples e que, com certeza, vai funcionar: sirva uma dose de licor, uma caneca de quentão, ou então, uma taça de vinho. Isso mesmo, escolha o seu favorito e construa a memória de uma São João alegre.

O melhor vinho é aquele que nos remete a bons momentos. Num ano tão complicado, minha sugestão é harmonizar seu vinho com um pouco de alegria, sem ficar se preocupando se ele vai ou não harmonizar com os pratos a mesa. Afinal, no São João a gente gosta mesmo é de petiscar.

Mas, é claro que eu não poderia deixar de dar dicas do que consumir, caso você prefira tomar vinho. Por isso, ao invés de harmonizar, você vai escolher o vinho dentro da sua preferência de paladar.

Sugestão de vinho

Vinho branco: prefira os Chardonnay’s com pelo menos breve passagem por barrica. Eles têm menos acidez e são mais untuosos. Nessa época mais fria do ano, vinhos brancos refrescantes são melhores opções.

Vinho: Oops Chardonnay – Chile

Vinho tinto leve: aqui fica a dica para quem evita taninos mais duros e sabores estruturados. Ótimo para curtir com um bom tinto, e sem precisar ser encorpado.

Vinho: Gammay Nouveau Miolo – Brasil

Vinho tinto encorpado: aqui, eu confesso, me encaixo. Vale lembrar que, vinhos mais estruturados, tânicos e alcoólicos não são sinónimos de um vinho melhor. Cada estilo existe para que cada enófilo não deixe de brindar.

Vinho: Trashumante Garnacha – Espanha

Espumante brut: falando em celebração, há quem, mesmo no frio, adora uma taça flute borbulhante. Essa vai ser uma boa opção para harmonizar com os pratos mais gordurosos da sua ceia junina.

Vinho: Durbanville Hills Sauvignon Blanc – África do Sul

Vinho do Porto: dos mais simples Ruby’s até os Tawny LBV e vintages, vão cair super bem à beira da fogueira. Isso é o que eu chamo de uma boa harmonização.

Vinho: Porto Ferreira Ruby

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *