O que você não sabe sobre vinho brasileiro » Aline OliveiraAline Oliveira O que você não sabe sobre vinho brasileiro » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

O que você não sabe sobre vinho brasileiro


Quando você pergunta pra alguém quais são os seus vinhos favoritos, aqui no Brasil, na maioria das vezes você vai ouvir respostas como: “gosto dos Chilenos e Argentinos, amo Italianos e Franceses, mas são caros”.

E o vinho brasileiro? Por que não entra nessa lista?

Já ouviu aquela frase que diz que “santo de casa não faz milagre”? Pois bem, o vinho brasileiro parece ainda não ser uma preferência brasileira.

Enquanto isso, os vinhos brasileiros, em especial o espumante brasileiro, está entre os melhores do mundo! Dá pra dizer que o restante do mundo consume mais vinho brasileiro que o brasileiro. Cerca de 80% da nossa produção vai pra fora do país.

Quando você olha o contrário, países como França e Itália exportam muito, porém consomem mais do que exportam. Existem vinhos que nem chegam pra nós porque a produção deles é toda absorvida nacionalmente.

O que você talvez não saiba sobre o vinho brasileiro, é que ele é bom, mas muito bom, e que cada dia mais nossa produção só melhora.

Aqui temos o clima tropical e, especialmente no Vale do São Francisco, esse clima favorece o frescor e a qualidade da perlage dos nossos vinhos espumantes.

Nossos vinhos brancos são vivos, frescos, com bastante acidez e fruta fresca. Todas essas características tornam o vinho branco e o espumante brasileiro ainda mais gastronômicos, ou seja, ótimos para acompanhar pratos mais untuosos como queijos amarelos, ou pratos que levam dendê e frituras.

Talvez, agora, você esteja pensando em voz alta: “porque eu não tinha pensado em vinho brasileiro antes?”

Em harmonização, a gente sempre fala sobre regionalidade, ou seja: combinar vinho e comida de cada país. Mas o Brasil é um país continental. A boa notícia é que temos vinhedos sendo cultivados em praticamente todas as regiões. De norte a sul, tem um vinho e um prato que se encaixam perfeitamente.

Quanto mais você consome vinho brasileiro, mais todo mundo ganha. A produção aumenta, o preço abaixa e todo mundo passa a beber melhor um produto feito por nós.

Vinho brasileiro, que tal?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *