Os vinhos premiados e os elevados preços » Aline OliveiraAline Oliveira Os vinhos premiados e os elevados preços » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

Os vinhos premiados e os elevados preços


Você já se perguntou até que ponto as premiações são realmente válidas na hora de comprar um vinho?

Várias são as pontuações nacionais e internacionais.

Provavelmente você já deve ter notado que algumas garrafas tem no rótulo uma etiqueta indicando que aquele vinho teve alguma pontuação elevada em algum concurso ou premiação da safra — e com certeza notou preço maior por causa disso.

Na hora de dar preço ao vinho, um dos pontos relevantes é a pontuação que se dá à safra. Pontuações elevadas fazem o preço do vinho seguir o mesmo caminho. Mas vale lembrar que nenhuma safra é igual a outra. O ano de 2011 foi considerado o de melhores safras na Europa, muitos rótulos foram bem pontuados e tiveram seus preços elevados. Nos anos seguintes, as safras não foram as mesmas, porém nem todos os preços reduziram.

A tendência para se produzir vinhos para consumo rápido é de interesse de qualquer vinícola, isso para que o “estoque gire”. Mas isso não exclui o interesse desses vinhos em também serem pontuados, mas para que isso aconteça o rótulo precisa atender a vários quesitos.

Os vinhos jovens movimentam as vinícolas enquanto se espera a saída dos vinhos de guarda, que é mais demorada e o retorno de investimento é de longo prazo.

A supervalorização de vinhos pontuados influenciando o aumento do preço é uma consequência. A partir do momento em que um produto é bem colocado no mercado, ele vai aumentar o preço e um dos motivos para que existam essas pontuações, é justamente essa.

Alguns rótulos sofrem aumentos abusivos e sabemos que os fatores que levam a isso está ligado, por exemplo, a moeda.

Muitos consumidores de vinhos fazem comparação de pontuação em aplicativos, que unem avaliações de usuários e tiram a média daquele vinho; mas muitas vezes a pontuação não condiz com a realidade. Assim como também existem pontuações consideradas “suspeitas” por simplesmente terem sido avaliadas por técnicos conhecidos.

Muitos são os fatores que colaboram com a qualidade do vinho, mas o que vai importar mesmo é o seu gosto diante daquele estilo de vinho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *