Primavera: estação dos rosés » Aline OliveiraAline Oliveira Primavera: estação dos rosés » Aline Oliveira
Por Aline Oliveira

Primavera: estação dos rosés


Nenhum vinho simboliza tanto a primavera quanto o rosé, e ainda bem que a primavera chegou pra gente aproveitar ainda mais esse sabor. Foi exatamente às 10h31 da manhã do último dia 22 de setembro que a primavera 2020 chegou aqui no hemisfério sul.

E pra nós, apaixonados por vinho, porquê é importante celebrar este momento? Simples, é neste período de primavera e verão que as vinícolas lançam as propostas mais leves do mercado, que além dos rosés têm os vinhos brancos e espumantes.

O vinho rosé, que está entre o branco e o tinto, deixa na boca a sensação de frescor e jovialidade. A coloração dos vinhos rosés é determinada pela quantidade de cascas que o enólogo define no processo de maceração – onde as uvas são prensadas e de onde são extraídos os taninos, a estrutura, os aromas primários e a coloração desejada.

Na culinária do sul da frança é muito comum o ratatuille, que é um prato fresco que combina com muito com o vinho produzido lá: o rosé de provance.

Os rosés de lá tem uma coloração inspirada no pôr do sol, com aromas frescos e adocicados para harmonizar também com o clima ensolarado da região.

Na hora de combinar com comida, o rosé tem uma grande vantagem: vai bem tanto com legumes, saladas, peixes e frutos do mar, como com carnes mais leves, grelhados e massas.

Os vinhos rosés são uma boa saída para reuniões em restaurantes – oportunidade para que todos peçam pratos diferentes e abram o mesmo vinho.

Se você está com algum rosé em sua adega e não sabe quando degustá-lo, não perca tempo: abra logo essa garrafa! Aproveita que a primavera já chegou, que o tempo está mais quente, e se refresque com todos os sabores deste estilo de vinho – que eu particularmente amo.

Santé


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *