Vinícola brasileira rotula espumantes como champagne » Aline OliveiraAline Oliveira Vinícola brasileira rotula espumantes como champagne » Aline Oliveira
28 de setembro de 2018

Vinícola brasileira rotula espumantes como champagne


Primeira fabricante de espumantes brasileiros, pode colocar no rótulo a denominação francesa: Champagne

Champagne Elegance Peterlongo

Sediada em Garibaldi, cidade gaúcha conhecida como capital brasileira do espumante, a centenária Peterlongo, é a única vinícola brasileira com o direito de usar o termo champanhe no rótulo de seus produtos. Isso porque ela já elaborava espumantes pelo método tradicional antes mesmo da região francesa do champanhe conquistar sua Denominação de Origem (DO).

Na primeira metade do século 20, vinícolas francesas chegaram a questionar a utilização do termo champanhe em rótulos de brasileiros. Em 1974, o Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, julgou improcedente o questionamento e a Peterlongo ganhou o direito da denominação, que foi absorvida desde o início da elaboração da bebida por Manoel Peterlongo.

Além do histórico de elaboração de champanhes pelo método tradicional ou champenoise (com a segunda fermentação na própria garrafa), o STF levou em conta para a decisão o fato de a vinícola ter sido a primeira a plantar uvas viníferas brancas no Brasil e de importar leveduras de alta qualidade da França.

Atualmente, a empresa mantém o termo champanhe nos rótulos da marca Elegance, a linha superior de espumantes. As demais adotam o termo espumante.

 

Fonte: Revista Veja


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *